Temas materiais

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Governança corporativa e integridade

O tema aborda os processos, a cultura, os regulamentos e a estratégia que definem como uma empresa é dirigida. Inclui a Governança para Sustentabilidade, que tem como objetivo assessorar os comitês na temática. Também envolve os mecanismos aplicados pela empresa relacionadas a ética, integridade e anticorrupção, bem como a comunicação e prestação de contas sobre as ações internas para seus públicos de interesse. Inclui ainda o compliance com práticas de mercado e regulamentos setoriais.

Estratégia de riscos ambientais, sociais e climáticos

O tema aborda a estratégia, governança, gestão de risco ambiental, social e climático da Companhia para adaptação e resiliência frente às consequências das mudanças climáticas para o negócio, tais como tempestades, escassez hídrica e novas regulamentações. Inclui gestão de gases do efeito estufa e outros gases poluentes.

Ecoeficiência

O tema aborda a otimização de processos e atividades, como por exemplo mecanismos para redução do uso de energia, água e/ou resíduos, visando melhor desempenho financeiro e menor consumo de recursos naturais. Inclui avaliar e mensurar os impactos socioambientais e econômicos gerados pelos produtos e serviços ofertados pelo banco e de operações, buscando maior ecoeficiência e maximização de impactos positivos.

Gestão de parceiros e fornecedores

O tema aborda a gerência de tarefas e checagem de conformidade regulatória socioambiental de empresas contratadas (fornecedores e prestadores de serviço). Inclui preparação de terceiros que lidam com o público, como equipe de segurança.

Desenvolvimento de capital humano

O tema aborda a capacitação e educação de colaboradores para desenvolver e aprimorar habilidades e conhecimento no trabalho.

Diversidade e inclusão

O tema aborda as questões como composição do quadro de colaboradores e alta gestão sobre diversidade de gênero, etnia, cor, idade, PcDs, identidade LGBTQIA+ e outros grupos vulneráveis.

Privacidade e segurança de dados

O tema aborda o bom funcionamento de sistemas internos e segurança de informações de clientes na rede de dados, garantindo a observância à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Produtos e negócios sustentáveis

O tema aborda ofertas de soluções e produtos com impacto positivo econômico, social e ambiental. Alguns exemplos são: linhas de crédito, soluções e produtos com enfoque social e ambiental, como para pequenos negócios, estudantes, população de baixa renda, acesso à moradia, fomento do acesso a energia limpa, redução de consumo de água, proteção ou suporte à biodiversidade, etc.

Inclusão e educação financeira

O tema aborda a contribuição para conscientização de clientes e não clientes sobre educação financeira e uso consciente do dinheiro, e oferecer suporte e ferramentas facilitadas para expandir o acesso a produtos e serviços financeiros.

Práticas de venda e satisfação dos clientes

O tema aborda a transparência nas práticas comerciais e comunicação clara de condições de produtos e serviços, incluindo treinamento de correspondentes bancários no tema e questões relacionadas a satisfação e experiência do cliente pelo produto/serviço prestado.

Inovação e tecnologia

O tema aborda a inovação dos processos da Companhia, adoção de novas tecnologias, pesquisa e desenvolvimento (P&D), transformação digital de processos e produtos.

Abordagem de riscos e oportunidades relacionadas às mudanças climáticas

A abordagem utilizada para promover oportunidades relacionadas às mudanças climáticas tem um impacto direto e indireto que poder ser positivo, mudando a percepção da sociedade em relação à gestão da instituição sobre os temas climáticos e ambientais, ou negativo com possíveis perdas de crédito que impactam diretamente nos resultados esperados pelos acionistas/investidores, de acordo como as ferramentas de controle que podem mitigar a ocorrência de eventos relacionados a mudança climática.

Critérios para concessão de financiamento, impacto positivo e inadimplência

Os critérios adotados para a concessão de financiamentos afetam diretamente as operações do Banco, já que influenciam a tomada de decisão dos investidores, bem como novas diretrizes do Estado podem afetar os critérios adotados. O direcionamento estratégico dos recursos pode promover o desenvolvimento sócio-econômico do Estado, sendo que os clientes são diretamente afetados pelos critérios definidos. O Banco adota critérios para minimizar impactos negativos, como verificar se o cliente está listado como “Empregador de Trabalho Escravo”, se possui licença ambiental ou se já causou dano ambiental passível de condenação, sendo que a ausência desses critérios pode gerar impactos negativos para o Banco.

Estratégias de expansão dos negócios

As estratégias de expansão de negócio têm um impacto positivo em função da mudança comportamental da sociedade e da necessidade de redução de impactos ambientais, promovendo produtos mais sustentáveis em conjunto ao desenvolvimento econômico sustentável.

Gerenciamento de riscos que possam impactar significativamente os negócios

O gerenciamento de riscos tem um impacto direto e positivo entre o banco e os stakeholders por identificar e prevenir possíveis erros de segurança, privacidade de colaboradores e dos clientes consecutivamente. A adequada gestão de riscos garante a solidez da instituição e seu papel desempenhado junto à sociedade.

Gestão do consumo de energia e da geração de resíduos sólidos

O modo como os resíduos são gerenciados tem afetado diretamente a empresa, de maneira positiva quando ocorre a correta disposição dos resíduos gerados, demonstrando a preocupação do Banco com as questões socioambientais relacionadas. Porém, com impactos negativos da perspectiva ambiental, quando ocorrem falhas na disposição final adequada dos resíduos gerados, podendo diminuir a inclusão e geração de fonte de renda com cooperativas de reciclagem. O uso de energia incentivada e de fontes renováveis gera impacto positivo aos stakeholders, já que demonstra o posicionamento do Banco diante de questões ambientais.

Inovação e Tecnologia: operações, processos, produtos e serviços digitais

Os processos de inovação e tecnologia geram uma série de impactos positivos, como aumentar a segurança aos ativos de TI, assim como um melhor uso do tempo pelos colaboradores para o atendimento ao cliente, diminuindo a carga operacional deles nas agências. Ademais, esse investimento permite uma cidadania financeira, tornando mais acessível o sistema financeiro e de pagamentos. Por fim, ele promove a ampliação das receitas, a satisfação e lealdade por parte do cliente e uma boa imagem à empresa.

Investimento social na comunidade externa

O investimento na comunidade externa tem um impacto positivo pois fomenta, através de patrocínios, a economia local e traz melhoria na qualidade de vida das crianças, adolescentes e de idosos em situações de vulnerabilidade social, através de projetos que proporcionam o desenvolvimento das competências e incentivam o esporte, cultura e lazer. O que consequentemente contribui para o acesso ao serviço bancário na região.

Produtos e negócios sustentáveis

A oferta de produtos sustentáveis que promovam impactos socioambientais positivos gera resultados financeiros e ganho de reputação. A atuação de fornecedores e parceiros em consonância com a visão institucional do Banco pode gerar impactos positivos, porém, ao atuarem em desconformidade, isso pode acarretar impactos negativos. A sociedade é impactada positivamente a medida que são ofertados produtos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e geração de renda de maneira sustentável. A atuação na área de agronegócio pode gerar impactos positivos com o incentivo de práticas sustentáveis, por meio de linhas de financiamento ou parcerias com prestadores de serviços, no entanto, pode gerar impactos negativos ao meio ambiente em casos em que o crédito é usado para financiar o uso de agroquímicos ou aquisição de máquinas a diesel.

Qualidade do atendimento e dos serviços prestados

Um atendimento considerado de boa ou má qualidade impacta diretamente o Banco, atualmente como essas informações de atendimento possuem um ranking e que pode ser facilmente visualizadas pelos share/stakeholders, a reputação e a receita da empresa ficam constantemente ligadas a um bom atendimento e uma boa qualidade dos serviços prestados.